Webby - 18/10/2023
Foi-se o tempo em que adultos explicavam as novidades para as crianças. A verdade é que os filhos são constantemente expostos a uma tonelada de informações e, juntando isso à troca de ideias que acontece entre eles e à curiosidade comum da infância, temos verdadeiras máquinas de conhecimento em casa.
Sabemos que usar muito a internet afeta o desenvolvimento. Mas proibir pode não ser a melhor alternativa, afinal eles precisam estudar, se divertir, ser provocados. Além disso, é através da internet que mais exercemos uma das funções naturais do ser humano, a comunicação. E quem é que quer que o filho cresça sem saber se comunicar?
O problema é o mesmo de sempre, que parece estar maior do que nunca: mantê-los a salvo. Para saber mais sobre isso, continue lendo.
Antes de começarmos, é importante entender que a internet pode ser um lugar desafiador. Mesmo que muitos dos conteúdos sejam inofensivos, existem áreas perigosas, como jogos violentos, conteúdos inapropriados e interações com estranhos.
Portanto, aqui vão algumas dicas práticas para manter as crianças seguras enquanto navegam pelo vasto oceano digital. Vamos ver se todas elas já fazem parte da sua rotina?
A comunicação é fundamental! Converse com seus filhos sobre os perigos potenciais da internet de forma honesta, mas sem assustá-los. Lembre-se de que estamos todos aprendendo e construindo esse caminho.
Defina um limite de tempo para o uso da internet. Use aplicativos ou funções de controle parental para ajudar a cumprir essas regras. No restante do tempo, procure entreter as crianças com outras atividades, para que elas não queiram voltar às telas.
Ensine seus filhos a criar senhas fortes e únicas para cada conta online. Explique por que isso é importante e ajude a gerenciar suas senhas. É importante ensinar que nunca se deve compartilhar senhas com amigos.
Use as ferramentas de controle parental fornecidas pelos serviços que você contrata, como streamings e buscadores. Elas ajudam a bloquear sites impróprios e a monitorar o que seus filhos estão fazendo online. É como ter um salva-vidas virtual!
Explique a importância da privacidade online. Ensine as crianças a não compartilharem informações pessoais, como endereço, telefone ou escola, com estranhos online. E não esqueça de ajustar as configurações de privacidade nas redes sociais.
Esteja presente enquanto seus filhos estão online. Pergunte sobre o que estão fazendo e com quem estão conversando. Mantenha-se atualizado sobre os aplicativos e redes sociais que eles usam.
A tecnologia não é mais parte do futuro, ela é o presente. A internet é, sem dúvidas, um meio bastante perigoso, mas também pode ser o espaço de muitas conquistas. Quantos de nós não aprendemos idiomas, fizemos cursos, concluímos projetos virtualmente?
Aqui na Webby, estamos comprometidos com a segurança e o bem-estar infantil. Reafirmamos a todos os pais, tios e demais cuidadores que passam tempo com os pequenos sobre a importância do controle parental, que pode ser configurado em celulares, notebooks, TVs e até no roteador da sua casa.
Além de seguir todo o passo a passo, não deixe de denunciar conteúdos impróprios que possam aparecer em plataformas acessíveis como Instagram, Facebook, YouTube, blogs e sites. As denúncias podem ser feitas através da própria plataforma, para que o conteúdo saia do ar o mais rápido possível.
Além disso, o Disque 100 é uma central de denúncias vinculada ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e oferece acesso através de telefone diariamente, entre 8h e 22h.
Cuidar das crianças é uma missão de todos nós! 💚