Atendimento Whatsapp

Cuidado com o golpe! Entenda a fraude dos falsos boletos bancários e saiba identificá-los.

Webby - 04/08/2023

Pagar boletos é uma das responsabilidades que não temos como escapar. Porém, o problema acontece quando o boleto é falso e você percebe que foi vítima de um golpe.

O golpe do boleto nada mais é do que uma cobrança falsa que faz com que o pagamento seja direcionado para a conta do golpista, e não para a empresa. Com isso, você imagina que está pagando por suas compras virtuais ou por um serviço contratado, e faz a transação sem questionar.

Nosso objetivo, hoje, é fazer com que você questione.

Todo cuidado é pouco, até para os mais antenados

Os boletos são conhecidos por serem uma das principais formas de transações financeiras no Brasil, e o costume em pagá-los faz com que confiemos no método. Não à toa, a fraude tem se tornado bastante comum.

É muito importante entender que o boleto falso é quase igual ao verdadeiro. As diferenças são bastante sutis, e podem passar despercebidas até para os mais atentos. Eles podem chegar muito bem disfarçados e, principalmente, através de fontes que parecem bastante confiáveis.

Conheça seu inimigo

Existem muitas formas de aplicar esse golpe. Trouxemos alguns exemplos comuns que podem te ajudar a identificar situações suspeitas. Confira!

  • Desvio de dados: neste, acontece um vazamento dos dados do cliente - que pode ser através de um vírus ou hacker - e o golpista tem acesso ao seu e-mail e número de telefone, por exemplo. Assim, tudo fica muito mais convincente.
  • Lojas falsas: muitos golpistas fazem anúncios falsos de produtos que não possuem. A negociação pode acontecer com imagens e vídeos do produto mas, assim que você faz o pagamento, o vendedor some. O produto, é claro, nunca chega.
  • Vendedores mal intencionados: aqui, funcionários de lojas é que são os golpistas. Quando você adquire o produto, eles enviam um boleto falso. Ao fazer o pagamento, o dinheiro não é creditado na conta da loja, e você acaba por não receber o produto.

Esses são alguns exemplos, dentre muitas formas de cometer o crime.

Aprenda meios de se proteger

A primeira coisa que deve ser feita é verificar a origem do boleto. Na Webby, temos alguns meios para isso: suas faturas podem ser retiradas apenas através dos seguintes canais:

  1. Portal do cliente, que está dentro do site oficial da Webby;
  2. Aplicativo Webby, que pode ser baixado através do Google Play ou da App Store;
  3. WhatsApp oficial da Webby pelo 0800 700 0818;
  4. Direct das redes sociais oficiais da Webby, como Instagram e Facebook.

⚠️ Não pedimos para que nossos clientes façam o download do boleto através de sites desconhecidos. Para isso, apenas entramos em contato através do e-mail webby@internetqueliga.com.br.

É importante estar atento aos hábitos de cobrança das empresas e serviços. A empresa sempre envia a fatura via e-mail? Então pode ser pouco provável que, sem aviso prévio, ela resolva fazer por WhatsApp.

Outra dica é buscar sempre identificar se os dados do boleto conferem com o serviço contratado. O favorecido do boleto deve, sempre e sem exceções, ser a empresa da qual você comprou ou consumiu o serviço. O mesmo vale para razão social e CNPJ.

Saiba como identificar o boleto através do código do banco

Mais uma forma de legitimar a cobrança é conferir os dados do banco que emitiu o boleto. O logotipo é uma das formas de validação, porém não pode ser a única - imagens são fáceis de copiar, já os códigos podem ser uma ferramenta mais eficaz.

Cada pagamento de boleto é destinado para uma conta corrente. Os três primeiros dígitos de um boleto correspondem ao código do banco a que a conta está vinculada, ou seja: se o boleto começa com 001, então ele é do Banco do Brasil. Caso a empresa não possua vínculo com o banco identificado, desconfie.

BANCO (2).png

A Webby não emite boletos de bancos digitais, como Nubank, Picpay, Inter e C6 Bank - entre outros. Se você recebeu um boleto Webby com os dados de algum desses bancos, significa que ele é falso.

Proteja também suas transações via internet

Uma dica clichê é clichê por um motivo. Muito se fala sobre a importância de manter programas antivírus nos computadores, assim como tomar cuidado ao abrir arquivos desconhecidos nos celulares.

Isso acontece porque softwares podem invadir seus aparelhos eletrônicos através de cliques em links desconhecidos, download de arquivos suspeitos ou navegação em sites que não são de confiança. Esses softwares têm o poder de roubar seus dados, colocando-os na mão de pessoas mal intencionadas.

Proteger seu computador e smartphone é, sem dúvida, uma forma eficaz de prevenção.

Caí no golpe, e agora?

Ao perceber que fez um pagamento para uma conta de terceiros, a primeira medida que deve ser tomada é entrar em contato com o banco emissor do boleto. Muitas vezes, a instituição tem protocolos para casos do tipo.

Em seguida, procure a delegacia de polícia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência. Como se trata de um crime, outras instituições não têm formas de prestar apoio.

Após tomar essas medidas, você pode entrar em contato com a empresa que você achou que estava pagando. Reportar é uma forma de fazer com que sejam tomadas medidas de segurança, o que pode prevenir outros clientes.

Cliente Webby, conte conosco!

Ficou com alguma dúvida ao receber um boleto da Webby? Antes de fazer o pagamento, entre em contato com a gente através dos canais oficiais ou clique aqui para mandar uma mensagem em nosso WhatsApp. Explique a situação, estamos prontos para te ajudar.

Compartilhar