Atendimento Whatsapp

Aprenda a resolver problemas de forma criativa na prática

Webby - 04/05/2023

A resolução criativa é uma habilidade que faz toda a diferença na carreira e pode ser o que você precisa para se destacar no mercado de trabalho. Em um contexto de tantas transformações, ela possibilita encontrar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia no trabalho, tornando-se um profissional diferenciado.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como desenvolver essa soft skill, por isso vamos apresentar aqui as principais práticas para isso. Se você está pronto para aprender como se tornar um resolutor criativo de uma vez por todas, continue lendo e confira as dicas que preparamos para você!

O que é Resolução Criativa e porque você precisa disso?

A resolução criativa é a habilidade de encontrar soluções inovadoras quando processos convencionais não são mais suficientes para resolver problemas. Essa soft skill envolve explorar diferentes pontos de vista e experimentar novas abordagens utilizando a criatividade e o pensamento crítico.

Fundamental para profissionais de todas as áreas, a criatividade na solução de problemas é ainda mais importante na tecnologia e na experiência do cliente. Em primeiro lugar, os problemas enfrentados nessas áreas muitas vezes não têm solução clara ou predefinida. Além disso, tanto a tecnologia quanto as pessoas estão em constante transformação.

Nesses casos, a habilidade de pensar fora da caixa e encontrar soluções criativas pode ser a chave para resolver o problema. Ao adotar uma abordagem criativa, é possível identificar e gerar oportunidades de melhoria em processos ou resolver algo que ninguém conseguiu ainda.

O mito da criatividade

Ninguém nasce criativo. Mas, ao mesmo tempo, a criatividade ganha mais importância à medida que precisamos lidar com contextos cada vez mais complexos.

O mito é justamente essa ideia de que a criatividade é algo inato, ou seja, que algumas pessoas simplesmente “nascem criativas”. Essa crença pode fazer com que muitos profissionais se sintam desencorajados a desenvolver sua própria criatividade, acreditando que não têm o “dom” necessário.

No entanto, essa visão é completamente equivocada. A criatividade, bem como a resolução criativa, não surge do nada e pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Ela é, na verdade, o resultado de uma combinação de fatores que tornam o profissional mais apto a pensar de forma criativa quando surge um problema ou situação complicada.

Ou seja, algumas boas práticas auxiliam a se tornar um resolutor criativo no dia a dia do trabalho. Confira!

Como praticar a Resolução Criativa?

Antes de qualquer coisa, é necessário ter referências. O profissional criativo está sempre aprendendo, consumindo conteúdo, conhecendo novas pessoas, frequentando eventos, entre outros. Isso porque desenvolver a criatividade é um processo constante que deve acompanhar toda a sua vida, bem como a disposição ao autodesenvolvimento.

Para que isso seja possível, alguns fatores são essenciais e auxiliam a manter esse “estoque” de referências sempre atualizado: curiosidade, para buscar coisas novas sempre; capacidade analítica e organização, para filtrar as informações e como elas se encaixam no seu contexto; e por último, mas não menos importante, sempre fortalecer o networking para ter acesso a outras perspectivas e realidades.

Com a bagagem em dia, o primeiro passo na resolução em si é sempre identificar claramente qual é o problema e definir o escopo do projeto, o que ajuda a manter o foco e evitar desperdício de tempo e recursos. Importante dizer que o profissional criativo não é aquele que tem respostas prontas, mas sim aquele que interpreta o cenário com cuidado e entende o impacto de suas ações.

Após uma análise aprofundada, é necessário recuperar as suas referências, pesquisar e realizar benchmarking com sua rede de conexões. Enxergar o problema de diferentes pontos de vista, praticar a empatia e trabalhar em equipe também pode ajudar a entender as melhores soluções para todos os envolvidos.

Por fim, é preciso testar, e é aqui que muita gente trava. O medo de errar é um dos principais desafios enfrentados pelo profissional na hora de ser criativo. Errar às vezes é uma consequência de ser inovador, mas também é necessário ser responsável, mapear riscos e assumi-los para aproveitar as inúmeras oportunidades de acertar.

Embora desafiadora, essa prática é possível com muito treino e um mindset aberto para novas ideias. Aplicando essas dicas, você pode se aperfeiçoar como resolutor criativo e enxergar mais soluções inovadoras em problemas complexos.

Quer se aprofundar mais? Confira nosso artigo no LinkedIn onde a Head de Marketing e CX, Polyanny Forte, fala mais sobre o assunto.

Compartilhar